GAME SKILLS promete engajar e desenvolver equipes através de vivências gamificadas
Em um cenário corporativo cada vez mais desafiador, onde a mudança é a única constante, as empresas se veem pressionadas a encontrar formas criativas de capacitar seus talentos.
Para ajudar nessa missão, a SIC RH, consultoria de recursos humanos com atuação no Brasil e em Portugal, criou a metodologia GAME SKILLS, desenvolvida pela sócia-proprietária Amanda Alcântara.
Com uma trajetória de anos como executiva de RH em grandes empresas de setores como automotivo, varejo, saúde e industrial, Amanda acumulou uma vasta experiência em desenvolvimento de pessoas. Foi a partir dessa vivência que ela identificou uma oportunidade de inovar nos treinamentos corporativos.
“Eu percebia que, por mais que os conteúdos fossem relevantes, faltava algo para realmente engajar os participantes e gerar mudanças de comportamento duradouras. Foi aí que comecei a pesquisar sobre gamificação e vi o potencial de trazer essa abordagem para o mundo corporativo”, conta Amanda.
Nascia assim a GAME SKILLS, uma metodologia que utiliza jogos, dinâmicas e desafios para trabalhar competências essenciais no ambiente de trabalho, como comunicação, liderança, inteligência emocional e resolução de conflitos. Tudo de forma lúdica, interativa e personalizada para a realidade de cada empresa.
“Nosso grande diferencial é a customização. Antes de criar qualquer vivência, fazemos um diagnóstico profundo da cultura organizacional, dos desafios enfrentados e dos objetivos de desenvolvimento. Assim, conseguimos desenhar experiências que realmente façam sentido e gerem resultados concretos”, explica a idealizadora.
Além de sua atuação na SIC RH, Amanda também se destaca como coautora em dois livros significativos na área de desenvolvimento corporativo e educacional: “Mapeamento comportamental – volume 2: métodos e aplicações” e “A era exponencial exige: a gamificação na sala de aula e nos treinamentos corporativos”, reforçando ainda mais sua expertise e visão inovadora.
E o impacto da GAME SKILLS tem sido comprovado na prática. Empresas que já passaram pela metodologia relatam uma melhoria significativa no engajamento e na integração de suas equipes, além de uma postura mais proativa e colaborativa por parte dos líderes.
“Temos casos de gestores que, após a vivência, passaram a se comunicar de forma mais assertiva e empática com seus liderados. Colaboradores que se sentiram mais valorizados e motivados a contribuir com ideias e soluções. É gratificante ver como a GAME SKILLS tem o poder de transformar o clima organizacional”, comemora Amanda.
Mas a consultora faz questão de ressaltar que a metodologia não é uma “fórmula mágica”. “A GAME SKILLS é um ponto de partida poderoso, mas a mudança de mindset e a aplicação dos aprendizados no dia a dia dependem do comprometimento de cada participante e da empresa como um todo. É um trabalho contínuo de aperfeiçoamento”, pontua.
Com a crescente demanda pela GAME SKILLS, Amanda viu a necessidade de expandir a metodologia para além da SIC RH. Surgiu então o programa de formação de GROWERS, que capacita facilitadores em diversas regiões do país para aplicar as vivências gamificadas.
“Meu sonho é democratizar o acesso a essa forma inovadora e impactante de aprender. Quero formar uma comunidade de facilitadores apaixonados por desenvolvimento humano, que possam levar a GAME SKILLS para cada canto do Brasil e, quem sabe, do mundo”, vislumbra a criadora.
Se você acredita que sua empresa está pronta para uma nova era de treinamentos, focada em engajamento, ludicidade e resultados, a GAME SKILLS pode ser o caminho. Para saber mais sobre a metodologia e a SIC RH, visite o site. Acompanhe também as redes sociais @sicgestaorh e @growergameskills no Instagram para ficar por dentro das novidades e conhecer cases de sucesso. Afinal, o futuro do desenvolvimento corporativo já chegou e tem nome: GAME SKILLS.