Ao adquirir um apartamento na planta, é possível solicitar a troca de alguns materiais para a construtora na fase de acabamento. Nesse sentido, uma substituição muito comum é a do piso, sendo que o porcelanato é um dos materiais preferidos dos futuros moradores, arquitetos e designers. Afinal, oferece diversas vantagens, como facilidade na limpeza, durabilidade, além da grande variedade de cores, tamanhos e estilos.
No entanto, não é todo mundo que conhece a fundo o porcelanato, sendo comum surgirem algumas dúvidas sobre o assunto. Sendo assim, se você está pensando em reformar seu imóvel ou trocar o piso de seu apartamento na planta em Bombinhas por exemplo, continue acompanhando o post de hoje até o fim e conheça os tipos de porcelanato e suas vantagens.
O que é o porcelanato?
Começando do início, é importante entender o que é, de fato, o porcelanato, a fim de entender se ele é a melhor escolha para seus ambientes. Sendo assim, ele é um revestimento cerâmico, que se diferencia de outras opções devido ao processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição de sua massa. Além disso, possui baixa absorção de água e alta durabilidade.
Em sua produção, há uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais, formando uma massa que é submetida a queima superior a 1200˚, resultando em uma peça rígida, homogênea e compacta, com corte totalmente reto.
Quais são os tipos de porcelanato?
Existem 5 principais tipos de porcelanato disponíveis no mercado: polido, acetinado, natural, ETX e esmaltado. Confira abaixo as principais características de cada um:
Porcelanato polido
O porcelanato com acabamento polido recebe uma camada extra de proteção, que faz com que o brilho do revestimento aumente. A vantagem desse tipo de porcelanato é que sua textura lisa facilita bastante a limpeza no dia a dia, assim como evita riscos e avarias. Contudo, é importante ressaltar que o brilho extra deixa o piso mais escorregadio e resistente à água. Sendo assim, não é indicado para áreas úmidas e molhadas, como cozinha, banheiro, lavanderia, varanda e áreas externas. Sendo assim, o porcelanato polido é ideal para quartos e salas.
Porcelanato acetinado
Já o porcelanato acetinado possui menos brilho que o anterior e uma textura mais fosca. Ele é considerado mais elegante e por ser menos brilhante, pode ser usado em todos os cômodos da casa, visto que não são tão escorregadios. Na cozinha, ele se torna uma opção bonita e muito prática, enquanto no banheiro evita acidentes e promovem sofisticação.
Vale lembrar ainda que ele também é ótimo para o projeto da área externa, combinando com quintal, varanda, sacadas de apartamento, etc.
Porcelanato natural
Como explicamos anteriormente, o porcelanato costuma receber um acabamento no final de sua produção. Contudo, existe o modelo natural, que não recebe nenhum tipo de textura. Sendo assim, tem acabamento fosco, sem brilho e muito seguro para diferentes áreas de uma casa ou apartamento. Portanto, essa opção é a mais indicada para quem quer revestir toda a casa com um único piso e garantir ambientes sofisticados e elegantes. Além disso, também é excelente para áreas comerciais, visto que evita acidentes.
Porcelanato ETX
O porcelanato EXT possui um acabamento forte e abrasivo, ou seja, tem uma textura mais bruta e com alto coeficiente de atrito. Ou seja, é um piso extremamente resistente e antiderrapante. Além disso, é bastante versátil, podendo ser usado em qualquer ambiente que desejas, assim como dificilmente cria algum tipo de mancha. Por não ser nem um pouco escorregadio e ser impermeável, o porcelanato EXT é ideal para áreas externas, como perto da piscina, em decks, saunas, box de banheiro, etc.
Porcelanato esmaltado
Por fim, o porcelanato esmaltado possui uma camada de esmalte, que pode ter diferentes acabamentos, como liso, brilhante, fosco ou áspero. Eles são mais indicados, portanto, para áreas úmidas, visto que não são escorregadios. Contudo, vale lembrar ainda que na hora de comprar o porcelanato esmaltado, é necessário checar a variação do PEI (número que classifica a resistência do piso), pois quanto maior o número, mais resistente será o revestimento.
Quais são as vantagens do porcelanato?
- O porcelanato é extremamente versátil, visto que existem várias opções de modelos e tipos, que podem ser usados em todas as áreas da casa e em ambientes comerciais, combinando com vários estilos de decoração;
- Possui alta resistência mecânica e à abrasão física e química;
- Oferece uma coloração uniforme;
- Possui baixa absorção de água;
- Fácil de limpar;
- Alta durabilidade.
Então, agora que você conhece mais sobre o porcelanato, os principais tipos disponíveis no mercado e suas vantagens, já pode escolher qual incluir em seu novo lar. Mas, lembre-se de ouvir a opinião de especialistas, como o arquiteto ou engenheiro. Isso porque, eles possuem maior conhecimento e experiência, podendo indicar a melhor opção, de acordo com suas necessidades, estilo de decoração, demandas e orçamento.