Existem vários tipos de caneta disponíveis no mercado, como as de ponta esferográfica, rollerball, pincel, etc. Feitas com injeção plástica, elas se adequam às mais diferentes necessidades e usabilidade dos usuários e isso se deve especialmente aos moldes de injeção. No entanto, justamente por essa grande variedade, é comum ficar um pouco perdido na hora de escolher a caneta ideal.
Portanto, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para te ajudar a escolher a melhor caneta para seus objetivos, seja para fazer lettering, anotações de estudo, rabiscos na agenda, assinar documentos ou qualquer outra forma de escrita. Vamos lá?
Como escolher a caneta ideal?
O primeiro passo para quem realmente deseja comprar uma caneta de qualidade é conhecer os tipos disponíveis. A partir disso, pode entender quais são seus objetivos e, assim, escolher o modelo ideal para você. Portanto, confira abaixo quais são os principais tipos de caneta:
Caneta esferográfica
Esse é o modelo mais comum, com uma pequena esfera na ponta, que quando desliza, solta tinta no papel. Possui diversas cores e sua tinta é à base de óleo, sendo muito durável, resistente a mancha e água. Ela é ideal para escrita de rotina, como anotações, seja para estudantes ou para usar no trabalho.
Caneta ponta fina
Já a caneta de ponta fina, também conhecida como Fine Pen, geralmente tem a ponta com estrutura de feltro ou esfera, permitindo um traço mais fino, mas sem perder a intensidade da cor. Existe no mercado uma grande variedade de cores, marcas e acabamentos. Além disso, alguns modelos possuem formatos mais ergonômicos, que promovem ainda mais conforto para escrever.
Caneta de luxo
Ela é um objeto de status, que pode ser um ótimo presente, inclusive. Geralmente é feita de metal e pode ser recarregada quando acabar a tinta, sendo que a ponta pode ser esferográfica ou tinteira.
Caneta à base de óleo
A caneta à base de óleo tem um acabamento mais específico, sendo que sua tinta é mais durável, com menos manchas e escrita mais leve, sem a necessidade de forçar o traço no papel. Esse é o tipo mais comum e atende às mais diferentes demandas.
Caneta para desenhar
Por fim, a caneta para desenhar abrange alguns tipos, dependendo do acabamento desejado e a própria ponta. Além disso, pode atender tanto quem trabalha ou pratica o desenho artístico como hobby. Portanto, existe uma variação de canetas para desenho.
Considere a cor da caneta
É fato que existem várias cores de caneta. Contudo, na hora de escolher a ideal, é importante avaliar quais são as cores que determinado modelo oferece. As canetas do tipo tinteiro, por exemplo, oferecem apenas o azul, preto e vermelho. Já outros modelos possuem uma variedade maior, especialmente aquelas feitas com tinta à base de água e álcool.
Avalie a espessura da ponta da caneta
Na hora de escolher a caneta, também é importante checar a espessura da ponta, pois isso interfere diretamente na escrita. Sendo assim, as canetas de ponta fina possuem entre 0,4 a 0,7 mm, ideais para quem tem letra pequena e prefere traços mais finos, ou ainda, para fazer detalhes em textos e desenhos.
Já as canetas de ponta média têm entre 0,8 e 0,9 mm, sendo as mais comuns e de uso geral, como em provas, assinatura de documentos, etc. Por fim, as pontas grossas contam com espessura acima de 1 mm e oferecem um traço mais robusto.
Observe o material do cabo
Por fim, para escolher sua caneta ideal, você deve analisar o material do cabo, especialmente se prioriza a durabilidade. Ele pode ser feito de plástico, metal ou borracha. As canetas de metal e borracha são as mais duráveis e resistentes a quedas e ao tempo. Já as de plástico são mais comuns e, por isso, mais baratas, sendo ideais para quem quer economizar.
Então, agora que você sabe quais são os principais tipos de caneta e o que considerar na hora de escolher a melhor opção para você, já pode colocar em prática nossas dicas e sair às compras. É claro que você pode comprar mais de uma caneta, mas se quiser apenas uma, é interessante considerar todos os fatores do post de hoje. Com isso, garante uma escolha certeira e muito mais rápida.