Elaborar um planejamento para uma viagem pode ser complexo. No caso de uma viagem para fora do país saindo de São Paulo, por exemplo, é preciso pensar, além do seguro viagem internacional, em como se deslocar usando o trem até o aeroporto de Guarulhos.
Conhecido como Expresso Aeroporto, esse trajeto é ideal para quem deseja chegar mais rápido e com antecedência no local de embarque.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o trem que vai até o aeroporto de Guarulhos. Conheça as vantagens desse transporte e como utilizá-lo para agilizar sua viagem.
Por que é importante saber sobre o trem que vai até o aeroporto de Guarulhos?
Você já deve saber que São Paulo é uma das principais cidades do país. Além disso, é a mais populosa e com um trânsito intenso grande parte do dia. Portanto, conhecer rotas alternativas para o deslocamento é fundamental.
Para chegar até o aeroporto de Guarulhos e não se atrasar, utilizar o chamado Expresso Aeroporto é uma das melhores opções. Ele parte tanto da Estação da Luz quanto da Engenheiro Goulart, a linha Jade.
O trem após longos anos de espera foi inaugurado em primeiro de dezembro de 2020 e desde então ajuda milhares de trabalhadores e turistas de São Paulo. Portanto, conhecer sobre ele é fundamental para diminuir o custo da viagem e otimizar tempo.
Como ir de trem até o aeroporto de Guarulhos?
Gerenciado pela CPTM, a linha principal do Expresso Aeroporto é através da Estação da Luz, um dos principais terminais da cidade. A viagem pode ser feita nos dois sentidos e acontece todos os dias com intervalos de 1 hora, entre às 5h e 24h.
Por isso, para organizar bem sua viagem é preciso escolher bem o horário do trem ideal para chegar ao aeroporto. A viagem dura em torno de 1 hora, contando todo o percurso de trem e tempo de deslocamento do ônibus até o aeroporto, já incluso.
Durante o trajeto ao aeroporto, os trens fazem apenas uma parada, na estação Guarulhos-Cecap. Já no sentido oposto, saindo do aeroporto, são duas paradas, também na estação Guarulhos-Cecap e no Brás.
A passagem custa R$4,40 e pode ser feita todos os dias da semana inclusive em feriados. Já a viagem de trem até o aeroporto de Guarulhos, partindo da estação Engenheiro Goulart, é bem mais curta, levando em torno de 30 minutos.
Durante esse percurso também é realizada uma rápida parada na estação Guarulhos-Cecap e no final também é preciso pegar um ônibus de integração até os terminais. De modo geral, em ambos os trechos é uma viagem tranquila, com boa sinalização e segurança.
Trem que vai até o aeroporto de Guarulhos: vantagens e desvantagens
De modo geral, utilizar o Expresso Aeroporto, trem que vai até o aeroporto de Guarulhos, para realizar suas viagens é uma boa alternativa. Afinal, é um transporte bem mais rápido quando comparado a carros, táxis e até ônibus.
Com isso, você tem a possibilidade de sair mais tarde de casa e poder se organizar de uma maneira mais profunda, sabendo o horário quase exato de chegada. Além disso, é uma opção muito em conta, principalmente se comparado a carros de aplicativo.
Os trens contam com boa infraestrutura, ar-condicionado, bons assentos e de maneira geral não costumam estar lotados como os trens e ônibus comuns. Outra boa vantagem é que a integração com metrô e outros trens é gratuita.
Entretanto, apesar de proporcionar um bom fluxo de viagens, a cada hora, esse tempo poderia ser diminuído para 30 minutos de intervalo, agilizando a vida de muitas pessoas. Apesar de ter boa estrutura e conforto, não conta com compartimentos de bagagens.
Horário do trem que vai até o aeroporto de Guarulhos
Agora que você já sabe porque utilizar o Expresso Aeroporto para agilizar sua viagem e ainda diminuir os custos, vamos conhecer os horários das duas principais linhas. Como vimos anteriormente, a principal diferença entre elas é o intervalo de viagens e dias.
De modo geral, a principal estação para o aeroporto é a Estação da Luz. De lá, é possível fazer o trajeto até o aeroporto e saindo do aeroporto todos os dias. Essa opção funciona quase 24h. Seu funcionamento é de 5h até às 24h, com intervalos de 1 hora.
Já na linha 13, a Engenheiro Goulart, os intervalos são mais curtos e variam de acordo com o momento do dia. As viagens durante os dias úteis têm intervalos de 15 a 20 minutos, funcionando sempre de 4h às 24h.
Nos sábados de 21h às 24h os intervalos aumentam para 35 minutos. O que acontece durante todos os domingos. Ter esse conhecimento é fundamental para escolher a melhor rota e horário do trem que vai até o aeroporto de Guarulhos.
Como se organizar para pegar o trem até o aeroporto de Guarulhos?
O ponto principal para utilizar bem o Expresso Aeroporto é a organização. Por isso, comece conferindo o horário do seu voo, caso seja internacional é preciso chegar com mais antecedência.
Com isso, determine um horário ideal de chegada e analise o horário de saída ideal da sua casa até uma das estações do trem. O ideal é sempre colocar uma margem de erro de pelo menos 30 minutos, para se precaver de imprevistos.
Os trens partem pontualmente nos seus intervalos, ou seja, organizar sua rota até a estação é o ponto principal para não se atrasar na chegada ao trem. De modo geral, é pensar com calma e agir sempre deixando um espaço maior para realizar cada percurso.
Conclusão
Como visto, por meio do trem que vai até o aeroporto de Guarulhos, o chamado Expresso Aeroporto da CPTM, é possível chegar muito mais rápido e gastando menos de 5 reais de passagem.
Além disso, seu percurso pode ser feito saindo de duas estações: a principal, Estação da Luz e a Engenheiro Goulart. O intervalo entre os trens da Luz é de 1 hora, enquanto na Goularte varia entre 15 e 35 minutos.
Ou seja, utilizar o trem para chegar ao aeroporto de Guarulhos é uma ótima opção para fugir do intenso trânsito de São Paulo. Ainda, a integração com outros transportes públicos é gratuita, facilitando ainda mais a vida dos passageiros.